30/06/2022

Acabou-se o tempo em que somente grandes empresas tinham a oportunidade de trabalhar sua publicidade. Tão importante quanto oferecer um bom produto ou serviço, uma identidade visual bem consolidada é fundamental para que sua empresa consiga atingir os melhores resultados possíveis.

Se considerarmos a competitividade do cenário atual do mercado, as empresas que não investem na sua comunicação já estarão em larga desvantagem em relação aos concorrentes. Portanto é indispensável uma imagem sólida e bem definida.

Todo mundo já passou por uma publicidade na rua e, mesmo sem fixar a atenção no seu conteúdo, sabia que se tratava de uma determinada marca. Esse fenômeno acontece através do desenvolvimento da identidade visual. Um trabalho que envolve uma série de decisões tomadas de acordo com os valores da empresa. Para que, visualmente, tudo o que engloba suas necessidades de comunicação reflita os seus valores institucionais.

“Através da identidade visual, uma empresa expressa aquilo o que ela vende e/ou acredita.”

Cores, tipografia e símbolos são alguns dos elementos que o designer utiliza para construir um universo de possibilidades. Objetivando o destaque da empresa tanto na lembrança do público quanto nas diferentes mídias em que esteja inserida. Geralmente, esse processo inicia-se com o desenvolvimento do logo. O logo é o símbolo gráfico de apresentação da sua empresa. Ou seja, o primeiro contato que o seu cliente terá com o seu produto ou serviço.

Essa criação é feita baseada na imagem, visão, valores, público-alvo e missão da organização. O logo é a forma mais simples de alguém identificar a presença do seu produto ou serviço. Ela deve ser aplicada não só em peças de comunicação, mas também em qualquer material institucional.

A partir da criação da marca, é criado um documento chamado Manual de Identidade Visual, onde são definidas um conjunto de diretrizes. Ou seja, algumas “regrinhas” que buscam padronizar e harmonizar a produção de todos os materiais visuais da organização, para que haja reconhecimento por parte do público. Esse documento pode ser diferente para cada organização, mas os mais comuns contém, pelo menos, as variações do logo, tipografias, paleta de cores, tipo de linguagem e elementos de apoio.

Abaixo, listo alguns benefícios de ter uma identidade visual bem definida:

• Reconhecimento:

Uma identidade visual bem definida impacta no reconhecimento da empresa no mercado. Quando um padrão visual é estabelecido, criamos uma imagem única na mente do consumidor.

• Credibilidade:

Marcas que utilizam um padrão claro e objetivo em seus materiais de comunicação emitem mais credibilidade, uma vez que são consideradas mais profissionais, portanto, mais confiáveis.

• Resultado:

Se a empresa possui credibilidade, isso reflete diretamente em suas vendas, pois o medo de comprar seu produto ou contratar seus serviços é reduzido. Além disso, uma boa marca é capaz de criar identificação entre empresa e clientes, atraindo consumidores.

Agora que entendi a importância, como vou criar uma identidade visual para a minha empresa?

Para isso, é importante contar com profissionais qualificados para elaborar a melhor representação gráfica da sua empresa. Ela consolida a identidade visual da sua marca no mercado. O primeiro passo é, após um estudo sobre a empresa, definir os atributos e sentimentos que você deseja transmitir através dela. A partir dessas informações, os profissionais de criação devem gerar alternativas e desenvolver as diretrizes essenciais do manual, garantindo a transmissão do que a empresa espera.

Por isso, é indispensável a assessoria de profissionais altamente qualificados para elaborar a melhor imagem possível da sua empresa e consolidar a identidade visual da sua marca no mercado.

Neste artigo, você entendeu a importância da identidade visual para as empresas. Caso você tenha dúvidas, busque a ajuda de empresas especializadas como. Eles criarão uma identidade para o seu negócio! Assim você garante um lugar de destaque para a sua empresa no imaginário do público!

Abraços e até o próximo artigo!

1 thought on “O Meu Empreendimento Precisa Mesmo De Uma Identidade Visual?

  1. Realmente a plataforma e muito bancana, consegui gerar o pagamento do curso digital com facilidade, estou gostando muito ja estou entrando na era digital.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.